terça-feira, 26 de março de 2019

ALUNOS SÃO HOMENAGEADOS EM SUAS ESCOLAS APÓS O BRASILEIRO ESCOLAR DE NATAÇÃO


A Seleção Escolar do Tocantins fez bonito na piscina Maria Lenk no Rio de Janeiro, com pouco tempo de treino, pouca experiencia em competição nacional, misturando ansiedade e emoção, nervosimos e vontade de vencer sabendo que estava competindo entre os melhores do Brasil e isso dava um gostinho de vitória para essas meninas. Seus professores foram fundamentais nesse processor George, Rafael e Eder passava tranquilidade, apoio e incentivo. Nossa meta foi alcançada, tivemos atletas que melhoraram muito o seu tempo, não tivemos nenhum atleta classificado em finais, mas tivemos perto. e o mais gratificante é ver cada um deles saindo da piscina com o sorriso no rosto, e o dever cumprido. "dei o meu melhor".


Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva situada na regiona norte de Palmas, supreendeu a todos com essa homenagem a aluna atletas kamilla, com seus 15 anos ja teve a oportunidade de representar o Tocantins, juntamente com outras alunas atletas. A FTDE agradece muito a Diretora Michele Morais pelo incentivo que é dado a essas crianças, oportunidade de vivenciar novas experiencias de vida, novas amizades, momento que os proprios pais não teriam como proporcionar, mas a Escola, o professor a direção com um projeto de formação de cidadão consegue. Esperamos que a Kamila sirva de inspiração para novos alunos natadores. O nosso muito obrigado a diretora Michele Morais.


Ja na região sul na Escola Municipal Caroline Campelo a homenagem com banda de musica, hasteamento da bandeira, levou nossos alunos professores e pais as lagrimas, pois depois de tudo que vivenciaram realmente ver o esforço recompensado. Agradecemos a diretora Geane Santana, por esta valorização ao cidadão, ao professor Eder e seus alunos que competiram numa categoria que parecia facil, mas, enquanto a gente era colégio, municipal, os outros eram colégios particiulares e seus atletas pertence a clubes como flamengo, corinthians entre outros. Mas mesmo com toda adversidade, em momento algum demonstraram medo, mas deram show, lutaram até o fim, concluiram as provas, melhoraram seus tempos e estão motivados para o proximo ano.


assista o video do momento do hino nacional todo colégio perfilado e nossos alunos atletas sendo homenageado









Ascon/FTDE
secretaria.ftde@gmail.com

quarta-feira, 20 de março de 2019

ALUNOS DO TOCANTINS PARTICIPA DO BRASILEIRO ESCOLAR DE NATAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

O Campeonato Brasileiro Escolar em março será a seletiva única para formação da Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial Escolar no mês de maio no Rio de Janeiro. A CBDE divulgou o regulamento do torneio e atletas dos 27 estados estarão presentes na disputa.
A competição é aberta para nadadores de 15 a 18 anos (nascidos entre 2001 a 2004) o Tocantins confirma a participação com 14 atletas em sua maioria alunos de palmas da rede publica municipal, estadual e Particular.

O embarque da delegação será:
21 de março – as 11 horas
22 e 23 de março – competições em eliminatórias e finais
24 de março – retorno das delegações
A competição terá as seguintes provas: 50, 100, 200 metros nado livre, 50 e 100 metros costas, 50 e 100 metros peito, 50 e 100 metros borboleta, 200 metros medley, e revezamentos 4×50 metros medley e 6×50 metros livre.
Os 24 melhores atletas da competição, 6 no masculino e 6 no feminino, além das escolas campeã no masculino e feminino serão os representantes do Brasil no Campeonato Mundial Escolar em maio no Rio de Janeiro.
DELEGAÇÃO 
Agueda Alves - Caroline Campelo
Laryssa Medeiros - Caroline Campelo
Kamilla Vitória - Beatriz Rodrigues
Grazyelle Nayara - Dom Alano



Matheus Gabriel - Caroline Campelo
Ricardo Lopes - Caroline Campelo
Guilherme Ribeiro - Caroline Campelo
Antonio Carlos - Caroline Campelo
Carlos Eduardo - Jorge Amado
Gabriel Guarda - São Francisco de Assis
Mikaell de Godoy - Colégio Dom Bosco
Hygor Nunes - Cem Taquaralto
Dihaconis Silva - Cem Taquaralto
PROFESSORES/TÉCNICOS
George Lino - Cemil
Rafael Araujo - Winnes
Eder Rabelo - Caroline Campelo
Chefe da Delegação
Luis Claudo - FTDE

Ascom/ftde
secretaria.ftde@gmail.com

domingo, 17 de março de 2019

TOCANTINS FAZ BONITO NO BRASILEIRO ESCOLAR DE BASQUETE

Encerrou no dia 14 de março o VII Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete em Brasília, foram 28 escolas no masculino e 25 escolas no feminino, alunos atleta vindo de diversos Estados e municípios, escolas publicas e particulares e federais.
Foram 6 dias de competição, mais de 500 atletas, mais de 150 jogos, todos em busca da tão sonhada vaga para o Mundial na Grécia

TOCANTINS

A equipe Feminina do IFTO – Campus Palmas com uma equipe totalmente renovada somente com das 10 somente 3 já tiveram experiencia em competições e mesmo assim, jogaram bem de igual com qualquer equipe, mas no terceiro quarto a equipe titular que estava mais entrosada sentia o cansaço e com isso os erros. A meninas ficaram em 15º lugar no geral e 7º na série prata.

A equipe masculina já teve jogos mais complicado, com estados mais tradicionais, mas a luta foi grande pois a diferença de pontos mostra que os jogos foram bem disputado, com uma equipe alta, mas inexperiente em competição nacional sentiram no momento que deveria decidir, mesmo com toda orientação do Professor Peri Emerson, mas deixaram as vitórias escapar. Ao final ficaram em 23º terceiro lugar no geral e 7º lugar na série bronze.
 FEMININO



Tocantins 20 x 00 Maranhão (CD)
Tocantins 29 x 57 Distrito Federal
Tocantins 31 x 34 Paraíba
Tocantins 39 x 40 Goiás
Tocantins 24 x 22 Sergipe

MASCULINO

Tocantins 65 X 41 Espirito Santos
Tocantins 40 x 50 Mato Grosso
Tocantins 32 x 54 Pernambuco
Tocantins 39 x 54 Paraná
Tocantins 36 x 41 Rio Grande do Norte
Tocantins 42 x 31 Sergipe

 DESTAQUE


O aluno atleta Pedro Beltrão, foi convidado por duas equipes, uma em São Paulo e outra em Santa Catarina, para fazer um teste. A competição é uma vitrine para nossos alunos atletas, a visibilidade e a oportunidade de ser convidado por uma escola ou clube que possa investir em nossos talentos.
 Lance do jogo





























ASCON - FTDE

secretaria.ftde@gmail.com



terça-feira, 5 de março de 2019

ARBITRA DO TOCANTINS NO CAMPEONATO BRASILEIRO BASQUETE ESCOLA

PALMAS TO, Nesta semana que marca o Dia Internacional da Mulher (dia 8 de março), a Federação Tocantinense de Desporto Escolar - FTDE irá homenagear as mulheres da arbitragem do Tocantins. A personagem escolhida que irá representar as mulheres do apito será a Maria Cecilia Nunes Oliveira que faz história num universo totalmente masculino e através de suas boas atuações vem conquistando seu espaço com trabalho, estudo e dedicação. Seguindo os passos das pioneiras foi a carioca Alzira Almeida do Amaral, primeira árbitra do Brasil, formada em 1965, mas devido ao mundo machista que dominava na época, só conseguiu ser oficial de quadra durante um ano. Teve que passar para a mesa. Depois, em São Paulo, surgiram Fátima Aparecida da Silva e Tatiana Steigerwald, que chegaram a FIBA. Hoje várias mulheres reinam nas quadras e uma delas é a paulista Andréia Regina Silva, uma das principais no meio de várias outras pelo país todo.

HISTÓRIA

A história de Maria Cecilia Nunes Oliveira é muito interessante. Sempre disposta a ser árbitra, concluiu o curso e queria apitar jogos de todas as categorias. Mas teve pouca oportunidade para as mulheres, ela acabou desistindo e virou oficial de mesa. Hoje, com a nova gestão da FTB com uma nova visão e reformulação as mulheres começaram a ter seu espaço e sua oportunidade.


CONQUISTAS

Tornar-se uma árbitra foi uma honra para a e uma conquista. “Chegar a categoria de árbitra nacional, será um enorme feito, vai abrir muitas portas para outras conquistas, tal qual arbitrar jogos nacionais e internacionais, culminando com os Jogos Olímpicos quem sabe um dia. E desde de 2016, após participar de uma clínica, em Palmas - Tocantins, tornou – se oficial de mesa”, completou Cecília, que iniciou a carreira de árbitra em 2017, dirigindo jogos da base como os Jogos Escolares do Tocantins (2017/2018), o primeiro encontro no adulto foi Campeonato Estadual Tocantinense, Liga Paraíso de Basquete e Jogos Universitário em Palmas, todos no ano de 2018. Através de suas boas atuações lhe garantiu o direito de participar do Campeonato Brasileiro de Clubes no Rio de Janeiro, onde também participou de um acampamento FIBA com instrutores Internacionais. Uma competição que merece destaque foi o Campeonato Brasileiro de Clubes em Curitiba – PR, onde neste evento somente mulheres estiveram no grupo de arbitragem todas competições nacionais promovida e organizada pela Confederação Brasileira de Basquete - CBB.


Cecília confessa que ainda tem muito o que aprender e vai continuar lutando para atingir o máximo na carreira. “Quero ser uma grande árbitra e honrar a arbitragem Tocantinense e brasileira, Tatiana e a Fátima que quebraram muitas barreiras, deixando um grande caminho para nós muitas outras mulheres que estão na arbitragem nos dias de hoje”, concluiu.

FTDE/CBDE

Maria Cecilia será a nossa arbitra no VII Campeonato Brasileiro Escolar em Brasília nos dias 08 a 15 de março. Uma grande parceria entre a FTDE e FTB através do Presidente Rafael Sulino. Estamos muito bem representados. A viagem está confirmada para o dia 08/03 as 17h30m e o retorno dia 15/03 as 10h30. “será uma grande experiencia e não deixa de ser uma grande oportunidade, pois vão estar bons árbitros do Brasil e nesta competição será definido quem são os árbitros do Brasil no Mundial. Sabemos da competência de Cecilia, por isso que ela foi indicada pela FTB” Comenta Luís Claudio, presidente da FTDE.

VII CAMPONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE BASQUETE

BRASILIA - DF

DE 08 A 15 DE MARÇO 2019

Arbitra: MARIA CECILIA NUNES DE OLIVEIRA


ASCOM/FTDE 
secretaria.ftde@gmail.com

domingo, 3 de março de 2019

IFTO É O TOCANTINS NO BRASILEIRO ESCOLAR DE BASQUETE

Palmas - TO - Entre os dias 08 a 15 de março, em Brasilia - DF o Tocantins estará presente no Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete, para alunos atletas da rede de ensino publico e privado  com idade entre 15 a 18 anos.
Confirmado a presença de 27 estados mais o Distrito Federal, tanto no masculino como no feminino, onde todos estarão lutando por uma vaga para participar do Mundial Escolar de Basquete que será realizado na cidade de Heraklion - Grecia no periodo de 12 a 20 de abril.

TOCANTINS

O Tocantins será representado pelo Instituto Federal do Tocantins - Campus de Palmas - uma vez que ganharam o direito de representar o Estado devido ao seu resultado nos Jogos Escolares do Tocantins - JET"s, no genero Masculino e Feminino.

RESULTADO

A equipe feminina na edição de 2017 foi campeã da Série Prata ficando em 9º lugar na pontuação Geral. O Masculiono é a primeira vez que participa. Para o presidente da FTDE "é com muita alegria que participamos de um evento nacional com um nivel tecnico muito bom, os resultados serão consequencia do desenvolvimento em quadra, nossos alunos atletas estão muito motivados".

A VIAGEM

A equipe embarca para Brasilia no dia 08 de março as 17h30m do aeroporto de Palmas e o retorno dia 15 de março as 10h30m - Todas as passagens aerea foram fornecidas pela CBDE.

DELEGAÇÃO FEMININA

Amanda Luyza Mota de Castro
Ana Cecilia Novaes Barreto
Ana Cristina Costa Santos
Barbara Lemos Soares
Beatriz Lucena Ribeiro
Carolina da Costa Dias
Isabela Luna Cunha
Sthefani Freitas Bastos
Vitória Morais de Avila

Técnico: Adriano Silva de Moraes

DELEGAÇÃO MASCULINO

Arthur Pereira Martins Leite
Davi Lopes Medeiros
Igor Marques Fernandes
João Luiz Lopes Pimenta
Keven do Espirito Santos Martins
Luiz Benvindo Neto
Lucas Andriollo Cezar
Manoel Alves Gramoza Vilarinho
Natan Lourenço Cunha
Pedro Beltrão Pinheiro Abreu

Técnico: Peri Emerson Silva Cunha

Arbitra: Maria Cecília Nunes Oliveira (FTB)

CALENDÁRIO

Natação - Rio de Janeiro - 21 a 24 de março
Atletismo - Natal - RN - 11 a 14 de abril
Combat Game (Jogos de Luta) - Palmas - TO - 18 a 21 de abril

ASCON/FTDE
secretaria.ftde@gmail.com

COLÉGIO ULBRA PALMAS É O TOCANTINS NO BRASILEIRO ESCOLAR DE HANDEBOL

Palmas/TO  – Brasilia vai sediar entre os dias 04 e 11 de outubro, a etapa nacional do handebol escolar, evento que classifica os vence...